Ética profissional e o código de ética
- Izabella
- 2 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mai. de 2018
A deontologia, um dos modelos explicativos em bioética, é uma ciência que está inserida na ética normativa e estuda os conceitos básicos do direito e do dever. O termo introduzido por Jeremy Bentham deriva da língua grega e significa tratado/ciência do dever. O conceito está associado ao estabelecimento de normas morais e éticas relacionados a atividades profissionais.
O termo está ligado a ética profissional, comportamentos e ações que norteiem profissões e locais de trabalho no intuito de gerar um tratamento justo a todos que recorrem a esse serviço. Estas ações devem seguir os valores e princípios da sociedade em que a profissão se insere.
Atualmente, associações profissionais e empresas possuem um código de ética, imposições que o indivíduo deve seguir para cumprir com suas atividades profissionais seguindo critérios apoiados por valores éticos verificados pelo grupo de trabalho e pela sociedade.

A ética profissional é baseada em ações morais que orientam o comportamento de indivíduos em seu ambiente corporativo. As regras que norteiam o comportamento dos profissionais dão origem ao código de ética, conjunto de normas estabelecidas por associações profissionais ou empresas, que descrevem os direitos, deveres, responsabilidades e punições dos profissionais.
Os códigos estabelecidos por associações profissionais especificam o que deve ser seguido no exercício daquela profissão específica, enquanto os empresariais definem os itens que devem ser seguidos pelos funcionários daquela instituição específica, demonstrando a função e os valores da empresa na sociedade.
As regras estabelecidas nos códigos de ética não precisam necessariamente estar associados a normas legais, porém o não cumprimento delas podem gerar punições dentro da empresa ou dentro da associação profissional. Dessa forma, cada profissional tem um conjunto de regras a seguir que deve fazer parte de sua consciência, do caráter pessoal e profissional, gerando um ambiente de trabalho mais agradável para todos.
Poderiam todos os profissionais serem éticos, espero que vcs sejam!
achei esse texto muito interessante! me ensinou várias coisas que nao sabia sobre a ética do profissional e sobre o modelo explicativo da deontologia. gostei muito!
Blog muito bom, meninas! É realmente muito importante a divulgação e esclarecimento do trabalho dos profissionais biomédicos, principalmente por ser uma profissão nova e que pouca gente conhece. Parabéns pelo trabalho!