top of page

História da Bioética

  • Foto do escritor: Ana Paula Barbosa
    Ana Paula Barbosa
  • 9 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de mai. de 2018


Segundo Warren T. Reich, “a bioética pode ser difundida como o estudo sistemático das dimensões morais das ciências da vida e dos cuidados em saúde, que prega uma variedade de metodologias em um ambiente interdisciplinar”, ou seja, é a ética aplicada à saúde dos seres vivos no geral e o ambiente onde vivem.

Se engana quem pensa que a Bioética surgiu a pouco tempo. Esse termo pode ser considerado discutido nas escritas do filósofo Hipócrates de Cós, estabelecendo comportamento profissional em relação ao paciente. Também teve diversas influências Iluministas, que estimulou diferentes áreas do conhecimento humano, pregando sempre o uso da razão em qualquer tomada de decisão. Para tanto, dois personagens foram verdadeiros inicializadores do termo e de seu uso. O primeiro, Van Ressenlaer Potter, que a propunha “como ponte entre a ciência da natureza e as humanidades”, e o segundo, André Hellegers.

A história da Bioética no Brasil¹ começa de fato com a Constituição Médica abordando diversos temas de saúde. Em 1995 surge a Sociedade Brasileira de Bioética para consolidar efetivamente sua divulgação. Do ano de 2004 ao ano de 2010 houve o desenvolvimento de turmas universitárias com abordagem bioética.

Diversos casos na história podem servir de exemplo do porquê é tão necessária a existência da Bioética. Alguns deles são:

* Os perturbadores experimentos realizados na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com judeus, ciganos, homossexuais, entre outros.

* O desastre de Lubeck, referentes ao teste de vacinas BCG (contra tuberculose) em crianças sem autorização dos pais.

* O caso Tuskegee, que afirmou que sífilis era ocorrência somente de pessoas negras, chamadas de sangue ruim.

* No Brasil, temos o exemplo do pedido de Pasteur à Dom Pedro II, para que realizasse testes da vacina antirrábica em prisioneiros, por fim negado.

Além desses trágicos acontecimentos, várias questões também foram discutidas, por exemplo, direitos sociais à educação e à saúde, direito das mulheres ao anticoncepcional, entre outras conquistas. Outros problemas que aparecem referentes a Bioética, cotidianamente, são relativos a prioridade de atendimento num hospital, para uma consulta, para um tratamento, uma cirurgia. Quem tem prioridade sobre quem? O mais novo sobre o mais velho? O mais doente sobre quem tem quadro clínico estável? Como resolver?

Mas e hoje, quais são as questões éticas batem na nossa porta para serem discutidas? Talvez o uso para diversas finalidades das células tronco embrionárias, capazes de se multiplicar e formar qualquer tecido. Ou quem sabe a questão do aborto de fetos anencéfalos (ou até mesmo a liberação do aborto), que sem a formação do cérebro de fato não sobreviverão fora do corpo materno. Eutanásia, transgênicos... Diversos são os pontos a serem tratados, basta que tenhamos respeito a todos os envolvidos e a certeza de que o melhor será decidido.


¹ Caso tenham interesse em saber mais sobre a história da bioética no Brasil, sugerimos a leitura do texto BIOÉTICA NO BRASIL de Swedenberger do Nascimento Barbosa, que pode ser visualizado através do seguinte link http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/bioetica-texto-para-debate-2.pdf.





Você sabia?

Como citado anteriormente, em 1995 foi criada a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) como forma de comprometimento com o tema e sua divulgação. Convidamos a todos a acessar a página na web da SBB para tomarem conhecimento das Normas e Legislações Vigentes, dos eventos realizados por ela, e de uma forma geral entender um pouco mais sobre a sua ação.



Referências

Salatta, Tabata. O surgimento da bioética no Brasil. Disponível em: <https://tabatasalatta.jusbrasil.com.br/artigos/308025152/o-surgimento-da-bioetica-no-brasil>. Acesso em 29/04/2018.

Cordi, Cassiano. A região cultural da bioética no Brasil. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601995000100011>. Acesso em 29/04/2018.

Barbosa, Swedenberger N. Bioética no Brasil. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/bioetica-texto-para-debate-2.pdf>. Acesso em 29/07/2018.

Origem, difusão e definição da Bioética. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/34997264/01---origens2c-difusao-e-definicao-da-bioetica>. Acesso em 30/04/2018.

Rego S., Palácios M., Siqueira-Batista R. Bioética Para profissionais de saúde. Rio de janeiro: Ed. Fiocruz; 2009. (Coleção temas em Saúde).

2件のコメント


rosangelaabarbosa
2018年5月24日

Muito interessante, pena que no Brasil ela se iniciou tardiamente (como tudo...)

いいね!

marytaka
2018年5月23日

muito legal saber como a Bioética surgiu e como isso foi de extrema importancia para a humanidade!

いいね!

Navegação

Sobre o blog: 

Somos alunas do curso de Biomedicina da UFMG. Este blog foi criado para difundir o conhecimento sobre a Bioética. Falaremos sobre diversos assuntos relacionados ao tema. Divirtam-se!!

Criado por: Ana Paula Barbosa, Fernanda Rocha, Izabella Torres, Larissa Sales e Marina Oliveira

Biomedicina - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2018

bottom of page